top of page

Employer Branding: Como Utilizar a História da Marca ao Seu Favor

  • Juliana
  • 24 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2024

Employer Branding

O Employer Branding é uma estratégia e técnicas que buscam aprimorar a percepção sobre como é trabalhar em uma empresa. A trajetória da marca e a memória empresarial são ferramentas poderosas que podem ser usadas para fortalecer o relacionamento dos seus colaboradores com a sua instituição e pode contribuir para atrair novos talentos alinhados à cultura organizacional.


Primeiramente, é fundamental conhecer a história do seu negócio e marca. Projetos de memória corporativa são registros preciosos das conquistas, obstáculos e momentos significativos da empresa. Eles podem auxiliar na criação de uma ligação emocional e despertar o interesse de seus públicos interno e externo.


Para reconstituir a trajetória empresarial e quem fez parte dela, é muito importante contratar uma empresa especializada, e profissionais qualificados para fazer uma pesquisa, além de poder utilizar uma importante ferramenta que é a história oral.  Nela, antigos e atuais colaboradores, fundadores e parceiros podem compartilhar suas histórias e outras lembranças que não foram preservadas no acervo físico da organização. Isso não só reforçará o Employer Branding, mas também instaurará um senso de pertencimento entre todos os envolvidos no projeto.


Outro benefício é que a memória corporativa pode ser empregada para instaurar uma cultura de aprendizado. As lições extraídas do passado podem ser úteis para os colaboradores atuais e futuros. Isso pode auxiliar na prevenção de erros e na repetição de casos sucessos.


Uma vez que você conhece a história da empresa, é momento de divulgá-la. Isso pode ser realizado por meio de diversos canais, como o site, redes sociais, livros, blogs, vídeos, comerciais, exposições e eventos comemorativos. Narrar histórias é uma maneira eficiente de transmitir a memória e a cultura corporativa. Utilize o storytelling para compartilhar a jornada da empresa, os desafios superados e as vitórias alcançadas.


O marketing afetivo gerado por projetos de história empresarial e de marca são ferramentas valiosas no Employer Branding. Lembre-se sempre que organizações são formadas por pessoas e que quanto mais humanizado o ambiente corporativo, mais atraente a sua empresa pode se tornar para reter os melhores talentos, melhorar a satisfação dos funcionários e fortalecer a imagem da empresa. Por isso, utilize a trajetória das empresas e marcas ao ser favor e faça projetos utilizando storytelling e memória empresarial.

Comments


© 2020 por Humanista

bottom of page